CFP: ARTis ON, Issue No. 9: "Art & Image"

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Deadline: May 31, 2019

CHAMADA DE ARTIGOS

O ARTIS, Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa irá publicar, durante o presente ano de 2019, o Nº 9 da ARTis ON, uma revista eletrónica consagrada à divulgação de estudos de História da Arte, de Ciências do Património e dos Mercados da Arte.

ARTis ON é uma revista científica anual, publicada apenas em formato digital, aberta à colaboração de todos, académicos, estudantes, técnicos do património, agentes do mercado da arte, etc., com a finalidade de divulgar estudos emergentes, que se destaquem pela sua qualidade e originalidade.

Dedicada à pluralidade de temas que envolvem a Arte e o Património, tanto nacionais como internacionais, a ARTis ON compreende um Caderno Temático e uma secção de Varia, destinada a pequenos artigos, como recensões, notícias de descobertas recentes, novidades decorrentes de projetos de investigação, entrevistas, etc.

A aposta no formato digital e na possibilidade de publicação de artigos em diversas línguas estrangeiras (inglês, espanhol, francês e italiano) visa alargar a divulgação da revista e permitir a publicação por parte de autores estrangeiros.

O novo número terá como tema ARTE & IMAGEM, OU A IMAGEM DA (E NA) ARTE.A conexão entre Arte &Imagem proporciona um registo reflexo dos acontecimentos sociais, políticos, culturais, históricos, artísticos e técnicos, revelando-se como fenómeno em contínua evolução e análise.

Nesta nona edição da ARTis ON pretende-se reunir um conjunto de artigos que reflitam a relação entre Arte & Imagem nas suas múltiplas potencialidades:

-a imagem da própria arte e o seu potencial de comunicação e transmissão de conhecimento, memórias, factos, personalidades,as suas técnicas e a sua materialidade;

- a imagem na arte contemporânea: a utilização de materiais múltiplos; o registo das mutações dos objetos; a documentação de arte efémera e de performances;

- a relação entre arte e imagem nas representações através de cópias, gravuras,reproduções, fotografias ou mesmofalsificações;

- o recurso à imagem no estudo das obras de arte (processos técnicos e laboratoriais) e nas intervenções de conservação e restauro;

- a imagem da arte como delineadora de questões de gosto e de identidade; a imagem que se tem da arte.

As investigações publicadas irão assimcontribuir para a compreensão da identidade e da perenidade da memória através da Arte & Imagem, ou da imagem da (e na) arte.

Serão aceites, até 31 de maio de 2019, artigos relacionados com o tema, segundo as normas da revista, disponíveis em:

http://www.artis.letras.ulisboa.pt/multimedia/ficheiros/publicacoes/ARTis%20ON%20-%20NORMAS%20DE%20PUBLICA%C3%87%C3%83O.pdf

Dentro do mesmo prazo, serão também aceites pequenos artigos destinados à secção da Varia, que não terão que ser subordinados ao tema central da revista.

Todos os materiais devem ser enviados para os seguintes endereços eletrónicos: revistaartisonletras.ulisboa.pt e vacampus.ul.pt

Para artigos cujo tamanho do ficheiro seja igual ou superior a 1MB, o envio deve ser feito através de um sistema de partilha (Wetransfer, Dropbox, Meocloud, One Drive, etc.).

Reference:
CFP: ARTis ON, Issue No. 9: "Art & Image". In: ArtHist.net, Apr 17, 2019 (accessed May 24, 2019), <https://arthist.net/archive/20671>.

Contributor: vanessa antunes

Contribution published: Apr 17, 2019

Recommended Citation

Add to Facebook